quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Sobre se transformar

Hoje, numa gravação em uma ONG em São Vicente ouvi algo que me pareceu muito sábio. O coordenador dessa organização, numa entrevista em que me explicava como despertar nos jovens o interesse pela cidadania e entenda aqui não apenas ser cidadão mas fazer algo, participar da sociedade, questionar, ser crítico... enfim ele disse que "a vida é processo". E deixe me explicar o que ele quis dizer com isso: basicamente é que temos que deixar de lado essa cultura do imediato, do tem que estar resolvido agora. A gente precisa ter paciência, saber que nada vem pronto. Ele falou por exemplo de fazer um simples pão de queijo. Você passa um tempo ali fazendo a massa, se dedicando a esse "trabalho".
E na vida, no nosso dia a dia por que queremos tudo tão rápido? Queremos respostas imediatas, não temos paciência de esperar esse processo e entender que às vezes é assim mesmo, é devagar é doloroso, mas faz parte. Hoje vi jovens que me deram orgulho... eu não fui uma jovem engajada que pensava em transformar, em fazer algo que pudesse mudar a realidade das pessoas. E nesses jovens que conheci hoje vi essa vontade e a real ação de quem pensa no outro, de quem não pensa só no programa "Malhação" e em viver uma vidinha medíocre de olhar apenas para o umbigo.
Hoje tenho procurado o meu caminho e até de que forma posso ser mais atuante; fazer realmente algo na sociedade que não seja apenas pensar na minha vida.
Acho até que me falta desenvolver mais esse senso crítico; a segurança de que o que eu penso é valioso e pode fazer a diferença.

Nenhum comentário: