quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O trânsito de São Paulo

Insano. Essa é a única palavra que me vem à cabeça depois de perder preciosas quatro horas do meu dia parada no trânsito de São Paulo!
Irritação, nervoso, pensamentos como: o que é isso? É a única coisa que dá pra pensar quando você está no carro, parado, pensando em tantas outras coisas que tem pra fazer, mas não pode porque não consegue sair do lugar.
Já entrevistei pessoas que me disseram possíveis soluções para esse problema que infelizmente já é característico da cidade. Mas a verdade é que na prática nada tem resolvido muito. Rodízio, restrição de circulação de caminhões, fretados, novas obras, enfim muito se fala só que planejamento mesmo, soluções que mostrem efeito ainda não vi.
São Paulo, apesar de ser uma cidade que eu amo, onde eu nasci, infelizmente também é uma cidade que cansa, faz a gente ficar cada vez mais apressado, prestando atenção no trânsito enquanto deveria estar por aí vivendo. É pra se pensar não?
O texto é só mais um desabafo de uma paulistana que hoje como tantos outros cidadãos perdeu tempo no trânsito de São Paulo.

3 comentários:

Wagner A. B. Fiorio disse...

Hoje o transito estava especialmente ruim. Junte carga de "stress", milhares de coisas para fazer, faculdade, fase da Lua e estímulos hormonais... Bummm! Explosão na certa, mas veja que por outro lado o dia foi bonito, ensolarado, dá até vontade de uma cervejinha. Confesso uma coisa: Toda vez que dá uso o transporte público, que melhorou muito em relação ao que eu conhecia. Lógico que eu vou acompanhado de um livro, MP3 player (não dá para ler dirigindo e nem usar fones de ouvido) e não houver um lugar para sentar, presto antenção na paisagem.
Por falar em Lua! Hoje é o primeiro dia de Lua cheia... Já foi ver?

Shirlei Marina disse...

ah querido Fiorio, obrigada por me mostrar o lado melhor da vida que muitas vezes esquecemos. Realmente ontem fez um dia lindo e não podemos deixar de apreciar essas belezas! beijo grande.

Leonardo Paris disse...

Olá, Shirlei!

Realmente os transportes em geral estão falidos, quando não demoramos horas no trânsito, pegamos ônibus ou trens lotados. Claro que o Rio é muito mais tranquilo, mas também tem seus dias de estresse, dependendo do horário e do trajeto.
Há alguns anos tive que aprender a lidar com essa situação, só que eu era premiado com ambos: ia em pé e ainda pegava um trânsito de 1:30. É muito tempo considerando o curto trajeto (não, não dava para ir a pé..). E comecei a fazer o tempo passar rápido quando passei a observar as pessoas no ônibus, seus traços, seus comportamentos, seus "tiques", e claro, a paisagem ao redor. A mente se ocupa e o tempo passa melhor...para quem faz psicologia é um prato cheio!

Um grande abraço carioca,
Leonardo.