quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Quem se importa?

Adoro observar as pessoas. E até uma simples viagem de metrô pode nos propor uma reflexão. Neste dia, já faz algum tempo, fiquei observando e pensando porquê nos tornamos tão carrancudos, mal humorados, e como é difícil encontrar alguém (pelo menos nesse dia) que desse um sorriso mínimo, no vagão do metrô...

As pessoas não riem mais. Fiz essa constatação no metrô, numa dessas tardes quentes, abafadas, em que todos se olham com ar de desprezo. Mas onde está o sorriso? – Me perguntei. Houve alguma mudança genética que não permite mais esticar os músculos da boca para o lado e simplesmente sorrir? Eu não estou sabendo.
Preocupa-me viver num mundo assim. É perturbador ver olhos tão cansados e desgostosos numa tarde no metrô. Por que tanta falta de ânimo? Por acaso, a escassez de sorrisos se deve à situação repugnante de corrupção no governo? Mas quem sabe o riso não é uma solução, uma espécie de ferramenta para extravasar o quanto somos infelizes?
Eu não sei, só sei que gosto de sorrir e que hoje em dia, sorriso de bom grado é raro. Coisa para se compartilhar com os íntimos. Só espero que o sorriso não vá parar no museu, exemplificando uma forma de expressão abandonada pela humanidade.

2 comentários:

Revisora do P... disse...

Infelizmente não é só sorrir que as pessoas não andam fazendo mais. Algumas não abraçam, não amam, vão deixando as emoções e as pequenas coisas boas de lado. Felizmente não são todas!!!

Shirlei Marina disse...

Pois é Bruna concordo plenamente. E não devemos nos acostumar nem aderir a essa falta de emoções! beijos.